Menu
Menu
Tratamento

Cronograma capilar: o que é, produtos e como fazer no cabelo

O cronograma capilar é uma agenda de tratamentos que se intercalam durante a lavagem dos fios, sendo eles: hidratação, nutrição e reconstrução.

Cada um tem um objetivo e entender o que o cabelo precisa é muito importante para escolher o procedimento ideal para a sua necessidade. Fios danificados por química merecem uma atenção especial e precisam de uma rotina de cuidados mais rigorosa, com produtos para cabelo que tratem e fortifiquem, até que se recupere a saúde capilar.

Cabelos ressecados, danificados, porosos, lisos, ondulados, cacheados, crespos… Todos os tipos de fios precisam de máscaras de tratamentos e outros tipos de produtos para cronograma capilar e você pode montar o seu conforme a saúde dos seus fios.

Vale lembrar que além de tratar o cabelo frequentemente, é importante também manter os fios protegidos na hora de usar o secador ou ir na rua de dia. Por isso a dica é usar os protetores térmicos DaBelle.

Hidratação para cabelos: o tratamento devolve água para os fios

Hidratação é o principal tratamento do cronograma capilar

A hidratação é o tratamento que todo cabelo precisa, sem exceção! Como o nome já diz, ele devolve a água que os fios perdem todos os dias, seja por processos químicos ou pelos agentes externos – sol, umidade e poluição.

Como é feita a hidratação: o tratamento é feito com uma máscara de hidratação e água, é claro! É naquele velho esquema, depois de lavar os fios com shampoo, é só enluvar o cabelo mecha a mecha com creme, aguardar o tempo de pausa e enxaguar sem deixar nenhum resíduo. Leave-in, creme de pentear ou óleo são produtos finalizadores que podem entrar no ritual para deixar os fios hidratados por muito mais tempo.

Nutrição capilar é responsável por devolver oleosidade para o cabelo

Nutrição é o tratamento do cronograma capilar para devolver os lipidios aos cabelos

A nutrição é indicada para cabelos que precisam de oleosidade.O couro cabeludo é o responsável por produzir o óleo com o intuito de proteger e hidratar os fios de forma natural. Quando a saúde capilar não está em dia, o produção de oleosidade cai e os fios não conseguem reter a “gordura” na fibra.

Como é feita a nutrição: ela precisa ter óleo para devolver esses lipídios aos fios. Pode ser óleo de coco capilar, de rícino, de oliva ou qualquer um de sua preferência. O tratamento pode ser feito com uma máscara nutritiva ou através da umectação capilar.

Umectação capilar: o tratamento consiste em aplicar o óleo diretamente dos fios antes de lavá-los. O ideal é deixar o produto agir por, pelo menos, uma hora ou, para um tratamento mais profundo, deixá-lo no cabelo durante a noite de sono. Dormir com o óleo nas madeixas é chamado de umectação noturna.

Reconstrução capilar é para devolver a queratina nos fios

O cabelo é composto por quase 90% de queratina, que é uma proteína responsável pela resistência da fibra capilar. Quando os fios passam por processos químicos, uma boa parte da queratina vai embora, deixando-os fragilizados e suscetíveis à quebra. A reconstrução é um tratamento profundo e deve ser feito esporadicamente depois que as madeixas recuperam a saúde.

Como é feita a reconstrução: o tratamento também tem a opção de ser feito com uma máscara reconstrutora, mas o ideal é investir na queratina líquida. Em DaBelle Hair, a Proteína Vegetal Líquida é composta por queratina e aminoácidos que vão agir profundamente na fibra capilar, reparando os danos e respondo a massa perdida durante o uso de químicas. A descoloração, por exemplo, é o processo químico mais agressivo que um cabelo pode enfrentar, além de ser a principal responsável pelos fios danificados.

Como fazer o cronograma capilar?

Montar sua agenda capilar não tem mistério! Depois de entender qual a necessidade do seu fio – se ele precisa de hidratação, nutrição e reconstrução – é só dividir as lavagens intercalando os tratamentos. O recomendado é lavar o cabelo três vezes na semana, mas pode variar com o tipo de fio. As cacheadas e crespas, por exemplo, costumam espaçar mais a limpeza das madeixas por conta do day after.

Passo a passo de como montar seu cronograma capilar

Preparada para começar sua rotina de cuidados capilares? Nós vamos separar o cronograma capilar de acordo com a necessidade de cada cabelo. Vem com a gente!

Cronograma capilar para cabelos danificados

Hidratação – Nutrição – Reconstrução
Hidratação – Nutrição – Hidratação
Hidratação – Hidratação – Reconstrução
Hidratação – Nutrição – Hidratação

Cronograma capilar para cabelos ressecados

Hidratação – Nutrição – Hidratação
Hidratação – Hidratação – Reconstrução
Hidratação – Hidratação – Hidratação
Hidratação – Hidratação – Nutrição

Cronograma capilar para cabelos cacheados: a nutrição é muito importante para os cachos

Já não é novidade que o formato dos cachos impede que a oleosidade chegue no comprimento e pontas dos cabelos cacheados, né? É por esse motivo que esse tipo de fio é naturalmente mais secos que os outros. A nutrição é uma grande aliada das cacheadas e crespas que gostam de madeixas soltinhas e macias.

Como já falamos acima, o óleo é o principal componente de qualquer nutrição. Caso você não tenha um bom creme de pentear para cabelo cacheado, sabia que dá para transformar uma máscara de hidratação em nutrição rapidinho: é só misturar com algumas gotas de óleo da sua preferência ou partir direto para a umectação capilar.

Cronograma capilar para crescimento: como fazer o cabelo crescer mais rápido

Geralmente, as mulheres que reclamam que o cabelo não está crescendo é por causa da quebra no comprimento dos fios. Isso acontece quando a saúde capilar está muito fragilizada e acaba formando pontas duplas que se partem na hora do banho.

E, principalmente, durante a escovação das madeixas. Pode não parecer, mas essa situação afeta diretamente no comprimento, dando aquela sensação de que o cabelo parou de crescer.

Para evitar esse problema, a dica é lavar os fios com shampoo para crescimento como o da linha DaBelle Hair SOS Crescimento já que fortalece o cabelo devolvendo o brilho e saúde e evitando quebras.

O cronograma capilar para crescimento deve focar em reconstrução no caso de cabelos danificados. Nunca se esqueça que o tratamento devolve a queratina para os fios, proteína responsável pela força, resistência e elasticidade da fibra capilar.

Por esse motivo a dica é usar o kit crescimento capilar completo DaBelle Hair SOS Crescimento porque além de shampoo e condicionador reúne ainda creme de pentear, máscara de tratamento e óleo de rícino para cabelo.

Caso a queda capilar venha do couro cabeludo, o recomendado é consultar um dermatologista para saber se existe algum problema hormonal, estresse ou outros fatores.

Cabelos saudáveis não precisam de reconstrução capilar frequente

A reconstrução é um tratamento focado para recuperar a saúde dos cabelos danificados. Como a queratina é muito poderosa, se usada de forma errada, pode enrijecer os fios e deixá-los duros e difíceis de pentear. Portanto, assim que sentir que suas madeixas estão mais macias, brilhosas e emolientes, já pode descartar a reconstrução ou fazê-la depois de um tempo.

Cabelos saudáveis podem fazer a reconstrução uma vez por mês, já que os agentes externos também prejudicam os fios.

1 Comentário

  • […] Quem tem o costume de fazer processos químicos com frequência no cabelo sabe que a diferença entre a raiz e as pontas dos fios coloridos é perceptível. Além da maior possibilidade de ressecamento, as extremidades das madeixas ainda podem ficar com pontas duplas, principalmente no caso de ombré hair feito com cores muito claras. Por isso, depois da transformação você precisa manter os cuidados em dia — a melhor forma de fazer isso é com o cronograma capilar.  […]

    Reply

Deixe um Comentário