Menu
Menu
Cabelos Cacheados / Cabelos Crespos / Cabelos Ondulados / Tipos de Cabelo

Mitos e verdades sobre cabelos: tire dúvidas de como cuidar dos fios

Você já deve ter ouvido falar que cortar o cabelo a cada três meses faz as madeixas crescerem mais rápido, certo?

Existem muitos mitos que rondam o universo dos cabelos e isso pode te prejudicar na hora de fazer as escolhas corretas para cuidar dos fios.

Nós reunimos as frases mais faladas por aí e chegou o momento de tirar todas suas dúvidas para manter a saúde capilar em dia. Vem com a gente!

Mas, antes, não esqueça dessa dica de ouro: use sempre produtos para cabelo que sejam de qualidade e tenham sido produzidos especialmente para seu tipo de fio. Dessa forma você garante beleza e saúde para suas madeixas.

Cortar o cabelo a cada 3 meses faz os fios crescerem mais rápido. MITO

O cabelo cresce, em média, de 1 a 1,5 cm por mês. O crescimento capilar depende de muitas variáveis, mas as mais importantes de todas é a saúde capilar e uma boa alimentação. Cortar o cabelo periodicamente elimina as pontas duplas, mas não vai fazer com que os fios cresçam mais rápido.

Já cabelos fortes e saudáveis têm crescimento mais rápido em relação aos cabelos fragilizados. Portanto hidratação frequente é indispensável para a saúde e beleza dos fios porque evita a quebra, além de ter ação condicionante que fortalece as madeixas.

E para isso, a dica é usar a hidratação para crescimento ao seu favor com a DaBelle Hair SOS Crescimento Máscara.

Mas, vale lembrar que a marca oferece um kit crescimento capilar completo que reúne:

Óleo de Ricino

Creme de Pentear

Condicionador

Shampoo para crescimento  

Máscara de tratamento

Lavar o cabelo com água fria dá brilho aos fios. VERDADE

O cabelo sempre deve ser lavado com água morna ou fria para não ressecá-lo com a alta temperatura e de preferência com o tipo de shampoo certo para seu cabelo.

Esse hábito traz uma série de benefícios, pois fecha as cutículas fazendo que com que as madeixas segurem a hidratação por mais tempo e, consequentemente, resultando em cabelos mais brilhosos e macios.

Mas, há outras formas de você manter o cabelo brilhoso. Uma delas é, sempre que lavar os fios, usar um shampoo de coco como o da linha DaBelle Hair Coco Poderoso porque ele limpa sem ressecar e ainda mantém suas madeixas hidratadas.

Para potencializar o resultado, você pode usar o óleo de coco capilar e também a máscara capilar com óleo de coco da mesma linha porque são ótimos para hidratar e evitar ressecamento.

Conheça todos os DaBelle shampoo para limpar seus fios e ainda deixá-los bem hidratados a cada lavada.

Deixar a máscara de hidratação por mais tempo vai hidratar mais meu cabelo. MITO

As máscaras de hidratação já têm a fórmula desenvolvida para hidratar o cabelo no tempo indicado pelo rótulo. Se você deixar o creme por muito mais tempo não vai fazer com que o tratamento fique mais potente.

A hidratação continua a mesma e dependendo do tipo de fio, o resultado pode ser madeixas pesadas e até mesmo mais oleosas.

Portanto, independente do tipo de máscara de tratamento que você esteja usando, deixar mais tempo do que o recomendado na embalagem, não trará ainda mais benefícios ao seu cabelo.

Cabelos cacheados e crespos têm mais frizz que outros tipos de fio. VERDADE

O frizz realmente é uma característica dos cabelos cacheados e crespos por serem naturalmente secos. O formato do cacho não deixa com que a oleosidade natural dos fios chegue até o resto do comprimento. Mas isso não é um problema, viu?

As cacheadas e crespas que gostam de volume sabem que os fios arrepiados fazem parte da finalização e tá tudo bem!

Já se você gosta mesmo é de cachos bem definidos super hidratados, a dica então é usar o kit para cabelos cacheados da linha DaBelle Hair Cachos da Onda.

Isso porque reúne shampoo para cabelo cacheado, condicionador, gelatina modeladora de cachos e até mesmo creme de pentear para cabelos cacheados .

Consigo deixar meu cabelo muito loiro sem descolorir. MITO

A coloração de DutyColor, por exemplo, clareia até 3 tons. Então, por exemplo, se você tem o cabelo castanho claro (naturalmente – altura do 5.0), não é necessário descolorir as madeixas se quiser dar um toque quente nelas pintando de Castanho Claro Dourado (5.3).

Já se você for morena, e quiser um cabelo na altura de tom 8 (Louro Claro) ou mais loiro que isso, aí é preciso, sim, passar pela descoloração inclusive em procedimentos como mechas californianas ou ombré hair (que pode misturar outras tonalidades de loiro mais escuras como loiro médio (7.0) e loiro cinza médio (7.1)

Essa regra só não vale para mulheres que já nasceram, com os fios muitos loiros, aí fica mais fácil clarear sem o pó descolorante.

Mas, vale lembrar que caso você tenha que descolorir o cabelo, é indispensável fortalecer seus fios antes, deixando-os hidratados, nutridos e reparados para aguentar o processo de descoloração.

Para isso, você terá que fazer um cronograma capilar antes do procedimento. Dessa forma você evita ter que fazer aquele corte de cabelo que não queria.

Prender muito o cabelo pode causar quebra ou queda nos fios. VERDADE

View this post on Instagram

When you see someone talking to your man. 🔪

A post shared by N I C O L E. 🦄 (@nicoleguerriero) on

A tração que fazemos na hora de prender o cabelo com elástica pode causa, sim, a queda – que parte do couro cabeludo – e/ou a quebra nos fios. Madeixas que estão mais fragilizadas e com pontas duplas, a situação pode ser ainda pior. Evite prender o cabelo por muito tempo ou todos os dias e opte por prender com elásticos de silicone ou de pano.

Cabelos cacheados e crespos devem ser cortados molhados. MITO

Cabelos cacheados e crespos têm encurtamento natural por conta do formato espiral dos fios. A melhor forma de cortá-los é a seco para respeitar o comprimento dos cachinhos e não deixá-los irregulares. O importante é encontrar um profissional da sua confiança para fazer o corte de cabelo dos seus sonhos!

Arrancar fio branco faz outros crescerem no lugar. MITO

O cabelo branco não se multiplica porque apenas um foi arrancado do couro cabeludo. O máximo que vai acontecer é outro fio nascer naquele mesmo lugar. Os fios brancos têm a ver com genética e é esse fator que vai ditar quando os primeiros aparecerão na cabeça. Mas você sabia que o estresse pode ser um dos motivos de aparecimento de cabelo branco em pessoas mais jovens? O indicado é sempre procurar um médico especializado para o diagnóstico correto.

A chapinha amarela o cabelo loiro. VERDADE

A chapinha é uma ferramenta de calor que tem o contato direto com o fio, por isso é um dos aparelhos que mais danifica a saúde capilar. A alta temperatura pode, sim, amarelar os fios loiros e mudar o tom das madeixas. Evite usar chapinha todos os dias e toda vez que for alisar os fios, aplique um protetor térmico para protegê-los.

Nenhum Comentário

    Deixe um Comentário